Pet

Campanha busca arrecadar tampinhas de plástico e ajudar animais

Amigas lançam a campanha Vira Tampa Solidária nas redes sociais em busca de recursos para ONGs pelotenses

Paulo Rossi -

Por: Laura Marques

Uma campanha criada por três amigas estimula a população para reciclar tampas de plástico. A ideia original partiu do projeto Engenharia Solidária, uma iniciativa da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em Pelotas, as voluntárias chamaram a campanha de Vira Tampa Solidária. O objetivo é direcionar recursos para entidades que auxiliem pessoas e animais em situação de vulnerabilidade social.

A ação consiste em coletar tampas de plástico e vender o material para uma empresa de reciclagem. Todas as verbas arrecadadas serão repassadas a entidades pelotenses como a SOS Animais, parceira da campanha. Tampas de refrigerante, água, maionese, xampu, pasta de dentes, tampas de produtos de limpeza e de remédios são alguns dos materiais aceitos, desde que sejam feitos de plástico.

A bibliotecária Roberta Freitas, uma das integrantes do grupo por trás da campanha, conta que a ideia é conseguir locais estratégicos da cidade que possam servir como pontos de coleta. Até agora o único ponto é na Biblioteca do Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O grupo irá entrar em contato com diferentes entidades beneficentes e direcionar os recursos para aquelas que mais necessitarem.

Segundo a secretária Maria Onete Vergara, da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais da Fraget (Cootrafa), o material das tampas é normalmente feito de plástico duro e está cotado em 15 centavos por quilo. Em contato com o solo, o plástico pode demorar mais de 400 anos para se decompor.

O material reciclado pode ser depositado no ponto de coleta da Biblioteca da UFPel, Campus Anglo, rua Gomes Carneiro, nº 1, ou através de agendamento com as voluntárias pela página no Facebook (facebook.com/viratampaPelotas) ou pelo e-mail [email protected].

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Há saída longe da pesca? Anterior

Há saída longe da pesca?

Próximo

Morre ex-radialista e bacharel em Direito, Janir Nunes Pinheiro

Deixe seu comentário